domingo, 4 de fevereiro de 2007

Paulo Coelho


Biografia

Paulo Coelho

1947



O escritor brasileiro PAULO COELHO nasceu em 1947, na cidade do Rio de Janeiro. Antes de dedicar-se inteiramente à literatura, trabalhou como diretor e ator de teatro, compositor e jornalista.
PAULO COELHO escreveu letras de música para alguns dos nomes mais famosos da musica brasileira, como Elis Regina e Rita Lee. Seu trabalho mais conhecido, porém, foram as parcerias musicais com Raul Seixas, que resultou em sucessos como Eu nasci há dez mil anos atrás, Gita, Al Capone, entre outras 60 composições com o grande mito do rock no Brasil.
Seu fascínio pela busca espiritual, que data da época em que, como hippie, viajava pelo mundo, resultou numa série de experiências em sociedades secretas, religiões orientais, etc.
Em 1982, editou ele mesmo seu primeiro livro, Arquivos do Inferno, que não teve qualquer repercussão. Em 1985, participou do livro O Manual Prático do Vampirismo, que mais tarde mandou recolher, por considerar, segundo suas próprias palavras, ''de má qualidade''.
Em 1986, PAULO COELHO fez a peregrinação pelo Caminho de Santiago, cuja experiência seria descrita em O Diário de um Mago. No ano seguinte (1988), publicou O Alquimista, que - apesar de sua lenta vendagem inicial, o que provocou a desistência do seu primeiro editor - se transformaria no livro brasileiro mais vendido em todos os tempos. Outros títulos incluem Brida (1990), As Valkírias (1992), Na margem do rio Piedra eu sentei e chorei (1994), a coletânea das melhores colunas publicadas na Folha de São Paulo, Maktub (1994), uma compilação de textos seus em Frases (1995), O Monte Cinco (1996), O Manual do Guerreiro da Luz (1997), Veronika decide morrer (1998), O demônio e a Srta. Prym (2000), a coletânea de contos tradicionais em Histórias para pais, filhos e netos (2001), Onze Minutos (2003), O Zahir (2005) e a compilação de textos Ser como o rio que flui (2006), que está publicado apenas em alguns países.
Fez também a adaptação de O dom supremo (Henry Drummond) e Cartas de Amor de um Profeta (Khalil Gibran).
PAULO COELHO vendeu, até hoje, um total de 85 milhões de exemplares e, de acordo com a revista americana "Publishing Trends", foi o autor mais vendido do mundo em 2003, com o livro Onze Minutos - apesar do livro ainda não ter sido lançado nos Estados Unidos, Japão, e mais dez países (o lançamento ocorreu apenas em 2004). Também na lista de "Publishing Trends", O Alquimista se encontra em sexto lugar de vendas mundiais em 2003. Onze Minutos atingiu o primeiro lugar em todos os países onde foi lançado, exceto Inglaterra, onde ficou em segundo lugar. O Zahir, publicado em 2005, ficou em terceiro lugar da lista dos mais vendidos da Publishing Trends, abaixo do Código da Vinci e Anjos e demônios, de Dan Brown.
O Alquimista é um dos mais importantes fenômenos literários do século XX. Chegou ao primeiro lugar da lista dos mais vendidos em 18 países, e vendeu, até o momento, 30 milhões de exemplares.
Tem sido elogiado por pessoas tão diferentes como o premio Nobel Kenzaburo Oe e a cantora Madonna, que o considera seu livro favorito. Já foi fonte de inspiração de vários projetos - como um musical no Japão, peças de teatro na França, Bélgica, USA, Turquia, Itália, Suíça. Agora é tema de duas sinfonias (Itália e USA), e teve seu texto ilustrado pelo famoso desenhista Moebius (autor, entre outros, dos cenários de O Quinto Elemento e Alien).
Seu trabalho está traduzido para 62 idiomas, e editado em mais de 150 países.


PAULO COELHO é:
Membro do Board do Instituto Shimon Peres Para a Paz
Conselheiro Especial da UNESCO para "Diálogos Interculturais e convergências espirituais”
Membro da diretoria da Schwab Foundation for Social Entrepreneurship
Membro da Academia Brasileira de Letras
Principais prêmios e condecorações:
“I Premio Álava en el Corazón" (Espanha, 2006)
“Wilbur Award” (Estados Unidos, 2006)
Premio Kiklop pelo O Zahir na categoria “Hit of the Year” (Croácia, 2006)
Premio “DirectGroup Inrternational Author” (Alemanha 2005)
“Goldene Feder Award” (Alemanha, 2005)
“The Budapest Prize” (Hungria, 2005)
“Order of Honour of Ukraine” (Ucrânia, 2004)
"Order of St. Sophia" (Ucrânia, 2004)
“Nielsen Gold Book Award" pelo O Alquimista (Inglaterra, 2004)
Premio “Ex Libris Award” pelo o livro Onze Minutos (Serbia, 2004)
Premio “Golden Bestseller Prize” do jornal "Večernje Novosti" (Serbia, 2004)
Oficial de Artes e Letras (França, 2003)
Premio Bambi de Personalidade Cultural do Ano (Alemanha, 2001)
Premio Fregene de Literatura (Itália, 2001)
"Crystal Mirror Award" (Polônia, 2000)
"Chevalier de L'Ordre National de la Legion d'Honneur" (França, 2000)
“Golden Medal of Galicia” (Espanha, 1999)
"Crystal Award" World Economic Forum (1999)
"Comendador de Ordem do Rio Branco" (Brasil, 1998)
Finalista para o "International IMPAC Literary Award" (Irlanda, 1997)
"Golden Book" (Yugoslavia '95, '96, '97, '98)
“Super Grinzane Cavour Book Award” (Itália, 1996)
"Flaiano International Award" (Itália '96)
"Knight of Arts and Letters" (França '96)
"Grand Prix Litteraire Elle" (França/95)


Destaques


PAULO COELHO entrou para o Guinness Book of Records como o autor que mais assinou livros em edições diferentes (dia 9 de Outubro 2003, Feira do Livro de Frankfurt).
Uma comunidade norueguesa, Arendal, deu o livro O Alquimista a todos os funcionários públicos, como maneira de estimular um novo tipo de pensamento.
Vários cursos de MBA, como The Graduate School of Business of the University of Chicago recomenda O Alquimista no seu currículo de leitura. Também foi adotado em escolas da França, Itália, Portugal, Brasil, Taiwan, Estados Unidos, e Espanha, entre outros países.
A edição ilustrada de O Alquimista, feita pelo desenhista Moebius, já foi publicada em vários países.
O livro O Alquimista está adotado em escolas de mais de trinta países. França, Argentina, México, Espanha, tem edições especiais para alunos.
PAULO COELHO conseguiu ter três títulos ao mesmo tempo nas listas de mais vendidos na França, Brasil, Polônia, Suíça, Áustria, Argentina, Grécia, Croácia, Rússia.
Sua Santidade o Papa João Paulo II recebeu o autor no Vaticano, em 1998.
O Fórum Econômico Mundial distinguiu o autor com o seu premio mais importante, o Crystal Award.
PAULO COELHO tem uma coluna semanal em O Globo, e vários jornais brasileiros e estrangeiros. Se você desejar fazer um download grátis de 70 destas colunas, vá até a
página correspondente. Se desejar ler esta coluna online, vá até a página correspondente. Se deseja saber os paises onde as colunas são publicadas, vá até a pagina correspondente.
No mês de março 2000 o governo francês concedeu ao autor sua mais prestigiosa distinção, "Chevalier de L'Ordre National de la Legion d'Honneur".
No mês de Janeiro 2001, passou a fazer parte da Diretoria da Schwab Foundation for Social Entrepreneurship, que distingue projetos voltados para a responsabilidade social.
A vida de Paulo Coelho já foi tema de documentários para a TV irlandesa (Seven Days - a Journey with Paulo Coelho), Japonesa (The road of Kumano em fevereiro, The Road of Santiago em setembro), Canal People & Arts (Paulo Coelho, o alquimista da palavra), A&E Mundo, TV Prima, entre outros.
Em 2005 o Hotel Bristol dedicou a Paulo Coelho o seu chocolate quente com laranja. Essa homenagem veio do fato do autor ter mencionado o hotel em seu mais recente livro O Zahir.
Em Março de 2006, o autor iniciou uma peregrinação que o levou a percorrer novamente o Caminho de Santiago de Compostela dando autógrafos surpresa em algumas cidades. Nos noventa dias seguintes, o autor viajou pelo o mundo e fez a famosa viagem no trem Transiberiano até Vladivostock. Durante essa comemoração de seus vinte anos do Caminho de Santiago de Compostela, o autor permaneceu em contato com os seus leitores através de seu blog
Encontros no Caminho.
Em 2006, PAULO COELHO lançou uma coletânea de contos, opiniões e idéias sob o titulo Ser como o rio que flui, baseada em suas colunas de jornal. Este livro será lançado na maioria dos paises apenas em 2008, já que “A Bruxa de Portobello”, seu novo romance, será publicado no mundo inteiro em 2007.

Sem comentários: